Rogai Por Nós começa com o jornalista decadente Gerry – Jeffrey Morgan – indo investigar uma suposta mutilação de gado em uma fazenda, mas chegando lá, tudo não passa de uma brincadeira tediosa do filho do fazendeiro. Gerry, no entanto, não quer voltar para casa de mãos vazias e, ao encontrar uma boneca antiga amarrada por correntes e enterrada entre as raízes de uma árvore, vê nisso a oportunidade de fazer dinheiro. Ele quebra a boneca pisando em sua cabeça sem saber do mal que está libertando.
Saindo do lugar, logo que pega a estrada, Gerry acaba sofrendo um acidente ao desviar da garota Alice que caminha no meio do caminho como que em transe. O jornalista não sofre grandes danos, ao contrário de seu carro, mas ao procurar pela jovem, a encontra de joelhos em frente à árvore que ele achara a boneca mais cedo. Rezando em voz alta.
O problema é que Alice é surda e muda desde o nascimento, ou ao menos era até aquele momento, mas ninguém acredita nele quando diz tê-la ouvido até o momento em que ela se levanta durante um culto religioso e caminha até a árvores, dizendo que recebeu a visita da Virgem Maria e, mais do que isso, é capaz de curar os enfermos.
A notícia imediatamente se espalha na pequena cidade da Nova Inglaterra, atraindo centenas de fiéis e a mais alta patente da igreja, que quer investigar e desmascarar, se for o caso, a história da Jovem órfã criada pelo tio padre.
Gerry, ansioso por resgatar sua carreira, logo se aproxima de Alice e faz contato com revistas importantes, se colocando como o porta-voz da garota, mas não demora muito para que ele comece a perceber que os fenômenos das obras da Virgem Maria são questionáveis.
O filme passa de um suspense para o terror bem rápido, lançando mão de jump scares que até causam um susto, porém a história não tem um aprofundamento sobre os personagens, jogando de forma aleatória a informação de cada um.
Não há uma construção crível sobre o “monstro” que aparece quase de forma caricata, desejoso de vingança e poder, e isso é quase colocado displicentemente, não dando tempo ao leitor para digerir ou acompanhar, uma vez que tudo é muito rápido. Tive a sensação de um conto que foi colocado nas telas sem roteirizar antes.
Talvez eu tenha ido com muita expectativa em assistir, principalmente pelo ator Jeffrey Morgan a quem me agrada muito a interpretação, porém ele me pareceu cansado nessa atuação, mesmo se esforçando nas cenas mais tensas. Quanto aos demais personagens, cumpriram seus papéis, mas não levariam um Oscar.
Ainda assim, vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões.
- Rogai Por Nós 1h 40min / Terror
- Título original:The Unholy
- Direção: Evan Spiliotopoulos
- Roteiro:Evan Spiliotopoulos
- Produção: Sam Remi (Evil Dead: A Morte do Demônio).
- Elenco:Jeffrey Dean Morgan (Negan da série The Walking Dead), Cary Elwes, William Sadler